origem

Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

A quem interessa?

A quem interessa o que se tem passado em torno do Sporting nas últimas semanas?

Respondendo curto e grosso: a Benfica e Porto. E passo a explicar.

Ao Benfica interessa porque alarga a vantagem para o 2º, que passou de 2 pontos para 7 nas ultimas jornadas, com o derby pelo meio. Isto poderá permitir uma gestão mais desequilibrada do plantel, com vista a tentar conquistar a Liga Europa este ano. Não que isso seja o meu desejo, pois acho que deveremos apostar sempre nas competições internas (fazer a dobradinha 31 anos depois é nossa obrigação neste momento face ao desempenho nas várias competições). O lance do golo anulado ao Belenenses servirá também para fomentar as dúvidas dos adeptos verdes (e quiçá dos próprios dirigentes) em relação ao Benfica.

Ao Porto interessa principalmente para garantir o 2º lugar e a entrada directa na Liga dos Campeões. Não ter acesso directo a essas receitas (com a possibilidade de cair para a Liga Europa logo em Agosto) é um rombo muito grande para o Porto (e para o Benfica em igual medida), pelo que não quererão ficar em 3º.
Depois, porque lhes é muito importante manter Benfica e Sporting de costas voltadas. Não só porque desse modo podem tentar aproximações quer a um quer a outro (consoante a maré), mas também porque lá em cima, sabem bem que Sporting e Benfica unidos, tornarão muito mais difíceis as suas movimentações nas sombras. Aparentemente, a campanha liderada pelo Sporting é partilhada pelo Benfica (entre outros clubes) e têm-se notado uma grande aproximação entre os dois emblemas da capital, pelo que urge ao Porto tentar acabar com essa aproximação. A situação que se passou no último derby é disso bom exemplo, pois arrisco dizer que com qualquer uma das direcções anteriores, não se tinha chegado a acordo para a realização do jogo tão cedo.
Finalmente, interessa ao Porto mostrar ao novo presidente do Sporting que escolheu a via errada ao afrontar directamente o clube do azul e branco, ao invés de prestar autentica vassalagem como os seus antecessores.

No final, as opiniões dos sportinguistas andarão sempre na dúvida entre quem lhes quer mais mal e quezílias antigas serão relembradas. Nos cafés e nas redes sociais já começou o falatório, com as conferências de imprensa de Bruno de Carvalho a proporcionarem a gasolina para a fogueira que vai tomando proporções maiores. Parece-me que a maioria dos sportinguistas têm-se virado na direcção do Benfica, pois têm o sonho de ganhar o campeonato já este ano. 

__________________________________________________________________________

Pessoalmente vejo mais o Porto a "lucrar" com isto do que propriamente o Benfica, embora seja inegável que no campeonato o grande beneficiado na luta pelo titulo é o nosso clube. E digo isto porque me parece que haja mais por detrás desta situação que o simples campeonato nacional desta época. Parece-me estar a começar uma revolução no futebol, e caso Benfica e Sporting não estejam unidos, o grande vencedor dessa revolução será inevitavelmente o Porto. O conhecido "dividir para reinar".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.