origem

Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Petardos e Castigos

Petardo - s.m. Engenho portátil destinado a destruir algo por explosão; bomba, máquina infernal.

Como podem ver pelo significado, um petardo não é mais que um pequeno engenho explosivo. Este tipo de engenhos, são potencialmente perigosos para quem os usa e para quem se encontra próximo quando se dá o rebentamento. Desconheço completamente quando se iniciou esta moda, de que rebentar petardos em jogos de futebol é uma forma aceitável de apoio. Não é! Pelo menos, na minha visão da coisa, não é, nem pode ser aceitável.

O Benfica tem sido penalizado através de multas de todas as instâncias desportivas (nacionais e internacionais) devido a comportamentos incorrectos dos nossos adeptos. As penalizações ainda não chegaram a níveis mais graves, mas não me parece que possamos continuar assim muito mais tempo, especialmente face à UEFA. Por muito que me cause asco algumas destas multas (e principalmente a falta de equidade das decisões), na maioria dos casos tenho de reconhecer a justeza das mesmas, especialmente quando não há jogo actual do Benfica (dos outros apenas calculo que aconteça o mesmo) em que não se rebentem petardos. Virou moda.
E a moda mostrou que está para ficar, já que em 2012, foram vários os casos de rebentamento de petardos dentro de pavilhões. Foi assim na final do campeonato de Futsal, foi assim na AG de votação do Relatório e Contas do Clube de 2011/2012 em Setembro último, e foi assim na eleição dos órgãos sociais do passado dia 26. Não concordo com nada disto e espero que exista uma inversão de atitude por parte de quem se presta a isto. Temos obrigatoriamente de viver o clube com muita paixão, mas ainda mais com respeito pelos nossos adeptos e pelo nosso clube.

Hoje temos um jogo decisivo frente ao Celtic. O Benfica já tem um processo em andamento, relativo aos petardos rebentados na Luz esta época em jogos da Liga dos Campeões, sendo este jogo fulcral na decisão que a UEFA dará sobre sanções ao clube que vão para além do monetário. O apelo fica feito para que apoiem com a voz, apoiem com as bandeiras, apoiem com assobios ao adversário, apoiem com os cachecóis ao alto, enfim, apoiem à Benfica. Deixem as bombas em casa e concentrem-se no apoio que vão dar ao invés do prejuízo que podem dar. No final do jogo o Benfica saberá agradecer o vosso apoio. Os benfiquistas saberão agradecer o vosso apoio. Como? Simplesmente recordando o mágico jogo que uma vez houve no Estádio da Luz com um dos melhores apoios vistos nessa Europa fora. Tornem-se míticos pelas melhores razões!


PS: Penitencio-me pelo facto de nunca ter clarificado a minha posição acerca disto anteriormente. Devia tê-lo feito.

1 comentário:

  1. Não se esqueçam também dos lazers verdes...é uma vergonha!

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.