origem

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A influência dos árbitros II - Jogos Grandes

Depois de colocar aqui ontem (A influência dos árbitros), parte do estudo desenvolvido pelo Pedro Pires relativamente às interferências dos árbitros face a todos os jogos dos últimos 4 anos relativos ao campeonato nacional, deixo aqui uma outra parte desse estudo, desta feita relativa apenas aos jogos entre os 4 maiores clubes de Portugal actualmente. A saber, Benfica, Porto Sporting e Braga.

Os princípios do estudo são os mesmos, mas desta vez, aplicados aos 24 jogos realizados no campeonato nacional por cada clube, frente aos "rivais". Mais uma vez as estatísticas são claras.


Deixo aqui algumas notas acerca das estatisticas:
  • O Porto e Sporting não perdem pontos após as decisões de arbitragem acumuladas. O Benfica é a única equipa que não só não ganha quaisquer pontos, como os perde sistematicamente.
  • O Porto é a equipa que tem mais penalties e expulsões a favor nestes jogos. O Benfica é a equipa que está no outro espectro, com mais penalties e expulsões contra.
  • Benfica e Sporting, não ganham pontos em superioridade numérica, ao passo que Braga e Porto não os perdem em inferioridade numérica.
No gráfico em baixo, está o comparativo relativo aos pontos ganhos/perdidos nestes jogos após as decisões de arbitragem.



Deixo ainda dois gráficos curiosos com relações entre as decisões a favor ou contra e as médias para cada tipo de decisão.
  • A Favor 

  • Contra

Admiração? Eu confesso a minha. Embora tivesse a percepção de não termos tantas decisões a nosso favor como outros, não acreditava em números desta ordem. Foi uma surpresa.

2 comentários:

  1. Criei hoje um blog, começando a publicar os dados do estudo.
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Analisando os dados acumulados dos 4 candidatos ao título nas últimas 4 épocas, verificamos que se as decisões arbitrais fossem simplesmente neutras ou irrelevantes no rendimento desportivo das equipas os clubes teriam conseguido acumular nesses 24 confrontos ente si:
    1º Benfica 48 Pontos
    2º Porto 43 Pontos
    3º Sporting 27 Pontos
    4º Braga 20 Pontos

    Isto volto a realçar que são os pontos conquistados em igualdade numérica (antes da 1ª expulsão na partida) e sem nenhuma influência directa dum penalti decisivo(última alteração no marcador de uma equipa obtido por penalti).

    Antes de ver os dados agrupados não tinha a certeza que fosse possível ocorrer uma variação tão grande nos pontos acrescentados após uma decisão arbitral relevante, nos confrontos entre as 4 equipas com as mesmas ambições competitivas.

    Ainda há quem acredite que as decisões arbitrais não têm influência no desempenho desportivo mas concerteza que mesmo esses também acreditam que ser o único com um saldo negativo entre penaltis e expulsões, alimentando o saldo positivo das restantes 3 equipas é claramente desvantajoso para as suas ambições na Liga Portuguesa de Futebol.

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.