origem

Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mais um que se assume benfiquista

Duarte Gomes assumiu o seu benfiquismo no XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem, que decorreu em Mira. A declaração não é nova. Já em 2011, o árbitro de Lisboa tinha dado um entrevista ao Relvado.pt, onde assumia esse benfiquismo. Em minha opinião, é de salutar quando um árbitro assume com frontalidade a sua preferência clubistica. Os árbitros também são homens e como tal terão as suas preferências. Desde que consigam manter a equidade nas decisões que tomam, é-me perfeitamente indiferente que assumam ou não as suas preferências.
«...hoje em dia as pessoas têm de acreditar e confiar que cada um consegue desempenhar a sua missão com isenção, com seriedade e sem qualquer tipo de teias de aranha, independentemente das suas preferências clubistas, pessoais ou religiosas ...»
A frase acima, define o que deveria ser uma actividade como a arbitragem. Mas o Duarte Gomes, tem de perceber que, tendo exemplos como os de Proença, Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, que apitam bem quando lhes apetece, e com as recompensas que eles vão tendo, é muito difícil não pensar nisto como sendo uma continuação dos Donatos Ramos, Carlos Calheiros ou Martins dos Santos...

Duarte Gomes já tem um historial com o Benfica, que me permite admitir que não é corrupto, apenas algo incompetente. Já assinalou grandes penalidades fantasma a favor e contra (Jardel do Guaraná e Reboleira para citar dois exemplos), já expulsou injustamente a favor e contra, já cometeu muitos erros a favor e contra, inclusivamente numa das últimas vezes que apitou na Luz, não teve pejo em assinalar 3 grandes penalidades favoráveis ao Benfica em pouco menos de 15 minutos. Ninguém pode dizer que ele beneficia sempre os mesmos, o que me parece de registar nesta podridão que tem sido o futebol português. 

Um outro aspecto que noto, mas que me deixa algo apreensivo, será a pressão inerente quando tiver de apitar proximamente um encontro de Benfica, Porto ou Sporting. (em principio, em jogos do Porto não apitará pois o Antero já tratou disso. Ver aqui. Ver-se-á como se vai comportar o árbitro na próxima vez que tiver que ajuizar lances favoráveis ao Benfica ou desfavoráveis aos outros. Avanço o palpite de que não será pacifica a decisão que tomar.

Finalmente, tenho a convicção pessoal de que Duarte Gomes é apenas e só mais um, que quer alguma coisa do Sistema. Já viu que casos como o de Proença, também ele "benfiquista", são a nova forma de fruta. A confirmar futuramente qual o seu desempenho e se terá direito a prémios e homenagens... Quero imenso estar enganado neste ponto, mas tenho poucas ilusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.